Sac acata proposta que permitirá vôos comercias para aeroporto de Toledo

Santos Aguia | 13:48 | 0 comentários

Foto: Fonte: Secretaria de comunicação
Após diversas tratativas, o Governo Municipal garantiu mais uma conquista para Toledo junto ao Governo Federal. Nesta terça-feira (3) o prefeito Beto Lunitti, juntamente com prefeitos e empresários da região, participaram de audiência com o com o ministro Eliseu Padilha, da Aviação Civil em Brasília, para tratar dos investimentos no Aeroporto Regional de Toledo. Na ocasião o ministro reafirmou o compromisso em iniciar a obra até 2016 e acatou a proposta de reclassificação do Aeroporto.

 A agenda foi organizada pelo gabinete da senadora Gleisi Hoffmann (PT) e contou com a participação dos deputados federais Zeca Dirceu (PT) e Sérgio Souza (PMDB), e também prefeitos da região e empresários de Toledo. Segundo o prefeito Beto Lunitti, além da atuação de importantes agentes políticos, a região oeste do Paraná conta com importantes índices de desenvolvimento que justificam a necessidade da obra. “Essa defesa da região é pautada na forte economia e no potencial de crescimento que temos, a exemplo dos importantes empresários que nos acompanharam na comitiva”, comentou ao agradecer também, o papel do político Elton Welter nos últimos dois anos.

A princípio, o aeroporto regional de Toledo seria classificado como 2CIFR – que possibilita pouso de aeronaves de pequeno porte (ATR42), mas após analise da proposta de alteração apresentada pelo município e de diversos debates e tratativas que apontavam a importância do aeroporto para região, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) acatou a mudança. Desta forma, o aeroporto regional de Toledo deverá ter a classificação 3CIFR que possibilita pouso de aeronaves maiores como a A319. “O estudo foi acolhido pela SAC e o ministro Padilha nos confirmou a nova classificação que permitirá que futuramente tenhamos vôos comerciais no município”.

As obras nos aeroportos do Brasil têm a garantia de recursos por meio de um fundo de R$ 7 bilhões destinados para a execução. O recurso inclui a obra no aeroporto regional de Toledo, onde se estima um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões. “Já estamos trabalhando para vencer o próximo passo, com relação à ampliação da área do aeroporto, para que tenhamos em breve mais uma ferramenta de desenvolvimento para a região metropolitana de Toledo”, finalizou ele.
A audiência contou com a presença dos prefeitos Beto Lunitti (Toledo), Marcel Micheletto (Assis Chateaubrind), Jucenir Stentzler (Palotina), o vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Silvestre Cottica  e os empresários de Toledo Augusto José Sperotto (Fiasul), Luiz Donaduzzi (PratiDonaduzzi) e Ademir da Silva (gerente da BRF).

Outras pautas

O prefeito Beto Lunitti destacou ainda, que as demais pautas que o município tem com o Governo Federal estão encaminhadas e em breve deverão beneficiar a população. “O Hospital Regional está em fase de finalização e esperamos entregá-lo até a metade deste ano. A duplicação da BR 163 de Toledo a Marechal Cândido Rondon está confirmada com todos os viadutos e trincheiras que discutimos, com o início das obras previsto para o segundo semestre de 2015. Além disso, a vinda do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o curso de Medicina já está acertada, sendo que a área deve ser adquirida nos próximos dias”, afirmou ele.

Apresentação de proposta do aeroporto municipal aos vereadores

Em encontro com os vereadores de Toledo nesta quarta-feira (4), o prefeito Beto Lunitti apresentou a atual planta do aeroporto regional de Toledo para esclarecer detalhes do projeto que deverá beneficiar o crescimento da região. Segundo ele, o Governo Municipal valoriza o diálogo com o legislativo a fim de garantir os benefícios para a população toledana. “Essa é uma obra fundamental para o crescimento de Toledo e depende do apoio e esforço conjunto de todos nós”. 

Fonte: Secretaria de comunicação



Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários