Estado abre inquérito para apurar responsabilidades do confronto

Santos Aguia | 10:50 | 0 comentários

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná lamenta o confronto ocorrido nesta quarta-feira (29), em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico, em Curitiba. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Cesar Vinícius Kogut, desde o início da manifestação dos servidores, a Polícia Militar se reuniu com representantes dos sindicatos para apresentar o esquema de segurança e evitar conflitos. Foi apresentado o perímetro de isolamento onde ficariam policiais e manifestantes, para dar cumprimento à ordem judicial obtida pelo Poder Legislativo. “Foram colocadas grades para evitar o contato físico entre policiais e manifestantes, para que se evitasse o tumulto”. 

 Imagens divulgadas à imprensa mostram que o confronto teve início quando um grupo dos manifestantes tentou romper a área de isolamento, pulando as cercas e indo de encontro à barreira policial. “A Polícia Militar reagiu à tentativa dos manifestantes de descumprir a ordem judicial ao tentar invadir a Assembleia Legislativa”, afirmou o coronel Cesar Vinícius Kogut. 


 A PM definiu ainda a abertura de inquérito policial militar para apurar a conduta dos profissionais envolvidos no confronto desta tarde, com o acompanhamento do Ministério Público do Paraná. Treze pessoas foram detidas pela Polícia Militar, segundo balanço parcial repassado pela corporação, até as 19h30 desta quarta-feira (29). “Entre eles, estariam integrantes de movimentos black blocs, que não são professores, e inclusive com atos violentos identificados em manifestações anteriores”, apontou o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis. 

Com eles, a polícia apreendeu coquetéis molotov, paus, pedras e barras de ferro, afirmou. Quarenta feridos foram encaminhados aos hospitais Cajuru, Evangélico e do Trabalhador. Pelo menos 20 policiais também tiveram ferimentos. Nem manifestantes nem policiais tiveram ferimentos graves. A Polícia Civil está conduzindo um inquérito para apurar a participação de outras pessoas que incitaram e deram início ao confronto. Também será requisitada perícia da Polícia Científica no local para verificar danos ao patrimônio. A Secretaria da Segurança Pública ressalta que, a todo momento, a orientação foi para que se evitasse o confronto.

Fonte: seis e Meia Urgente

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários