Toledo é o quarto maior gerador de empregos formais do Paraná

Santos Aguia | 10:34 | 0 comentários

Foto: Google
Em pleno desenvolvimento. Assim está Toledo. Enquanto vários municípios brasileiros estão passando por dificuldades, o mercado de trabalho em Toledo apresenta resultados positivos. Na última estatística de emprego formal dos municípios com mais de 50 mil habitantes, Toledo ocupa a quarta posição no Estado, com um saldo positivo de 1.501 vagas de janeiro a maio de 2015. Só no mês de maio o saldo positivo foi de 226 empregos formais. No topo da lista está Londrina, em seguida Maringá e Cascavel. Os números foram levantados por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).


O CAGED foi criado pelo Governo Federal e instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este Cadastro Geral serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.


O prefeito Beto Lunitti comemorou os resultados do Caged. “É pelo quinto mês consecutivo que mantivemos resultados positivos na geração de empregos e isso é resultado do bom ambiente para negócios que Toledo oferece e nós do poder público estamos trabalhando a cada dia para que este ambiente melhore, ainda mais, como as obras do aeroporto, as Rodovias Rurais, as políticas de incentivo industrial e o apoio aos pequenos empreendedores. Tudo isso favorece os investimentos e consequentemente a geração de emprego”, frisa.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo de Toledo, José Augusto de Souza, informou que segundo os dados do CAGED os segmentos que alavancaram a cadeia produtiva de empregos formais em Toledo foram a indústria de transformação e a construção civil. “Esses segmentos representam de 70% a 75% das vagas criadas na cidade”, informou José Augusto.


O secretário mencionou que o fato de Toledo estar voltado ao agronegócio e a produção de alimentos é uma das últimas áreas a ser alcançadas pela crise. “Na prática, Toledo continua avançando economicamente enquanto o Estado e a União fecharam o mesmo período em queda. Nós temos a menor possibilidade de risco devido aos investimentos a longo prazo. A indústria, o comércio e a produção primária tem uma divisão equilibrada e isso nos favorece nesse sentido”, comenta.



Os 32 municípios com mais de 50 mil habitantes no Paraná respondem por 80,61% dos empregos formais do Estado. Se considerarmos a estatística de emprego formal dos 50 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Toledo ocupa a segunda posição no ranking do CAGED, atrás apenas de Cascavel.

Fonte: Secretaria Comunicação Social Toledo/PR

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários