Toledo é um dos dez selecionados para ações do Programa Incubadora Paraná Criativo

Santos Aguia | 10:16 | 0 comentários

Nesta quinta-feira (25) o prefeito Beto Lunitti, juntamente com a secretária de Cultura, Rosselane Giordani, assinou o termo de cooperação com o Governo do Estado para aderir ao Programa Incubadora Paraná Criativo. Toledo é um dos dez selecionados do Estado para participação do programa federal Brasil Criativo, no Paraná. Na última semana, uma comitiva toledana participou, em Curitiba, de encontro que alinhou com os municípios a assinatura de termo do termo de cooperação que viabilizará o implemento de ações para capacitar e fortalecer a economia criativa no estado.


O convênio estabelecido entre o Governo do Paraná e Governo Federal, por meio do Programa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), a Rede de Incubadoras Brasil Criativo possibilitou que o Estado recebesse recursos para a realização do projeto “Incubadora Paraná Criativo”, que contempla a instalação da Incubadora Paraná Criativo que será abrigada na Casa João Turin, e também o desenvolvimento de ações como cursos e oficinas de empreendedorismo criativo que serão realizados de julho a setembro em 10 cidades do Estado. Os cursos iniciam as atividades da Incubadora Paraná Criativo e contam com o apoio do SESC e SESI/CIFAL.


Os municípios selecionados receberão cursos e palestras de formação que irão abordar o empreendedorismo criativo, ensinar sobre finanças, novas formas de financiamento, técnicas de apresentação de projeto para investidores e lideranças. Serão aproximadamente 30 vagas por curso em cada uma das 10 cidades selecionadas para receber o projeto. Além de Toledo, Curitiba, Colombo, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Já as palestras serão abertas para toda a comunidade. Além dos cursos, também estão previstos três seminários sobre Economia Criativa que serão realizados em Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, a partir do segundo semestre, e contarão com a presença de palestrantes especialistas no assunto, de reconhecimento internacional.


A secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, participou de encontro em Curitiba onde manifestou o interesse de Toledo em aderir ao programa. O encontro contou também com a presença de Doraci Senger Luy (Guarapuava), Eliane Somacal Marcondes Gauze (Pato Branco), Rita Straioto (Colombo), Elisandra Belinelli (Maringá) e Aline Vaz Teixeira (Ponta Grossa), além de representantes do SESC e SESI/CIFAL, parceiros do projeto. A secretária informou que na oportunidade do encontro junto ao secretário de estado da Cultura Paulino Viapiana, Toledo manifestou a possibilidade de realizar as ações no mês de setembro e afirmou que esta ação contribui para o desenvolvimento das políticas públicas do município.


“O programa Incubadora Paraná Criativo vem ao encontro das políticas públicas do prefeito Beto Lunitti, no sentido de capacitar os artistas e empreendedores para que estejam inseridos no mercado. Essa foi uma agenda positiva e Toledo é privilegiado por estar entre as dez primeiras cidades que estarão oferecendo essa capacitação”, destacou Rosselane Giordani.


No encontro realizado no dia15/06, em Curitiba, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, destacou as atividades culturais desenvolvidas no Paraná e o quanto elas são importantes para o desenvolvimento do Estado. “Hoje a cultura é um ativo econômico e a cultura do Paraná tem potencial para se transformar num negócio rentável”, disse. O secretário também destacou que “em muitos países a cultura representa um percentual importante do PIB e com a parceria dos municípios podemos contribuir para reforçar e desenvolver essa potencialidade”.


O prefeito Beto Lunitti disse estar muito feliz por ser possível viabilizar esses espaços de construção do conhecimento e aperfeiçoamento dos artistas locais. “Ao aderir esse programa criado pelo Governo Federal temos condições de promover as competências criativas de nossos artistas e empreendedores, propiciar um intercâmbio de experiências entre os participantes e fortalecer o circuito cultural do município”, salientou Beto.


INCUBADORA


A Incubadora Paraná Criativo será um espaço público de fomento ao desenvolvimento sustentável a partir da Economia Criativa. Fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura - MinC e a Secretaria de Estado da Cultura, a incubadora faz parte da Rede Brasil Criativo coordenada pelo MinC e está alinhada ao Programa de Economia Criativa do Paraná.



A incubadora irá funcionar no espaço que abrigava a Casa João Turin, na Rua Mateus Leme, em Curitiba, que passará por reforma para adequação ao projeto. O espaço será dedicado ao apoio de empreendimentos criativos, vai sediar eventos, oferecer cursos de formação e consultorias e funcionará também como primeiro espaço público de Coworking na área de economia criativa no Estado. As atividades desenvolvidas na sede da incubadora também serão realizadas em diversos municípios do Estado, com o propósito de expandir o atendimento aos profissionais e empreendedores criativos de todo o Paraná.

Fonte: Secretaria Comunicação Social 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários