Oposição entra com representação no MP contra novo reajuste da Sanepar

Santos Aguia | 09:56 | 0 comentários

Divulgação 
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa protocolou nessa terça-feira (14) uma representação no Ministério Público contra o reajuste extraordinário de 8% nos preços dos serviços de fornecimento de água e esgoto da Sanepar. O reajuste será o terceiro aumento das tarifas de água e esgoto no Paraná somente neste ano. Em fevereiro, a Sanepar reajustou em 12,5% as tarifas, sendo 6,5% em março e 6% em junho. Com o novo aumento, os valores cobrados pela estatal terão correção acumulada de 21,5%, mais do que o dobro da inflação medida pelo IPCA, de 8,47% nos 12 meses até maio.

Para o vice-líder da oposição, o deputado estadual Requião Filho (PMDB), o governo está arrecadando mais do que o suficiente com a alta dos impostos e este novo aumento não faz sentido. “Queremos que o governo explique mais esta conta que não fecha. Tanto dinheiro arrecadado do povo para quê, senão cobrir o furo que o governador deixou nos caixas do Estado, por sua incompetência, nos últimos anos”, questionou.

Questionado por jornalistas sobre o trâmite desta representação, o deputado justificou como a única forma de ter alguma resposta sobre o assunto, uma vez que a maioria na Assembleia segue apenas o que pede o Executivo. “Infelizmente só conseguimos algo via judicial e só nos resta levar as denúncias diretamente ao Ministério Público. A Casa se comporta como um cachorrinho adestrado, seguindo os mandos do governador. Então, conseguir informações aqui tem sido muito difícil, é uma batalha constante”, finalizou.

Líder da oposição, o deputado Tadeu Veneri (PT) explicou que o aumento representa uma oneração excessiva do consumidor. “Estamos solicitando que o MP acompanhe o pedido de reajuste extraordinário feito pela Sanepar e apure se o aumento realmente encontra respaldo técnico e tome as medidas cabíveis.” Já o deputado Nereu Moura (PMDB) afirmou que o novo aumento é imoral. “Chega ser vergonhoso o desrespeito do governo com a população. Depois de aumentar o IPVA em 40%, ICMS em 50% e energia elétrica em 51%, o governo quer um novo aumento da água e esgoto, tudo isso apenas em 2015.”

O pedido de reajuste pela Sanepar foi acatado pelo Instituto de Águas do Paraná – Águasparaná, órgão regulador da área, e permanecerá em consulta pública até o dia 22 de julho. Encerrado o prazo, será colocado para aprovação no Conselho de Administração do órgão e, em seguida, encaminhado para autorização do governador Beto Richa (PSDB).




Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários