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Foto:Google |
O fechamento de pelo menos 11 lojas do grupo Walmart no
Paraná, no fim de dezembro, deve abrir espaço para as redes varejistas
regionais, como Muffato e Condor, se fortalecerem no cenário estadual. A
empresa norte-americana encerrou as atividades em cerca de 30 lojas em sete
estados brasileiros há poucos dias da virada do ano.
Briga boa
As
redes paranaenses Muffato e Condor disputam cabeça a cabeça o mercado no estado
e desde 2013 já trocaram de posição duas vezes no ranking do segmento,
elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Com faturamento
de R$ 3,7 bilhões e 41 lojas, o grupo de Cascavel ocupa a sexta posição. O
curitibano Condor soma 39 unidades, faturamento de R$ 3,6 bilhões e é está em
sétimo lugar entre as maiores redes do país.
Terceira
maior rede de varejo de alimentos do país, atrás do Pão de Açucar e Carrefour,
o Walmart sempre focou sua estratégia de expansão no Brasil na compra de
bandeiras regionais. No Paraná, a aquisição das marcas Mercadorama, Big e Maxxi
Atacado, antes de propriedade da Sonae, ocorreu em 2005. Em 2013, a empresa
passou por uma reestruturação e fechou 25 lojas distribuídas no país.
Desta
primeira leva de encerramentos, o espaço do antigo Mercadorama na Avenida
Desembargador Hugo Simas, no Bom Retiro, em Curitiba, foi ocupado pela rede
catarinense de lojas de departamentos Havan. Agora ainda não se sabe o que a
empresa deve fazer com os galpões e terrenos das lojas fechadas.
Além
de dar espaço ao crescimento das marcas regionais, os vazios deixados pelos supermercados
podem ser utilizados na criação de novos centros comerciais, divididos em lojas
ou boxes menores que oferecem aos opções variadas de produtos e serviços, a
exemplo da Mercadoteca, inaugurada em outubro no Campo Comprido.
Apesar
de ter justificado os fechamentos recentes no ambiente econômico do país, o
Walmart já vinha enfrentando dificuldades em boa parte de suas lojas há pelo
menos dois anos, antes da deterioração do cenário brasileiro. A empresa não
comentou sobre possíveis problemas de integração entre as redes adquiridas no
país e limitou-se a afirmar que tomou a decisão de fechar lojas com “com baixo
desempenho”.
“A
característica de expansão do Walmart garantiu um crescimento rápido, mas
colocou em risco a sustentabilidade do negócio. Há uma grande dificuldade de
integrar todas as gestões e sistemas das bandeiras, o que é muito importante no
varejo”, afirma a professora Fabiola Paes, coordenadora de MBA em gestão de
varejo da Universidade Positivo (UP).
Dados
mostram que as vendas do grupo norte-americano no país recuaram 1,6% de janeiro
a novembro do ano passado em comparação com 2014, descontada a inflação no
período.Nos dados mais recentes disponíveis , o faturamento do grupo foi de R$
29,6 bilhões em 2014.
O
Walmart tinha 544 supermercados, 200 farmácias, 50 restaurantes e 10 postos de
gasolina em 18 estados e no Distrito Federal. A empresa não confirma quantas
lojas encerraram suas operações.
Fonte:Assessoria de Imprensa – Gazeta do Povo
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