Governador Beto Richa assina decreto que autoriza o estado a assumir gestão do Hospital Municipal Padre Germano Lauck

Santos Aguia | 06:34 | 0 comentários

O decreto assinado por Beto Richa, nesta quarta-feira(23), autoriza a Secretaria estadual da Saúde utilizar sua dotação orçamentária e financeira para o custeio do Hospital Municipal

"Assumiremos a gestão e todas as despesas para que a unidade continue em funcionamento", enfatizou o governador.

A previsão é que já na próxima semana a Secretaria da Saúde nomeie uma comissão administrativa responsável pela condução do processo de mudança no modelo de gestão. O grupo será composto por servidores da secretaria. 

Nos próximos dias, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu devem oficializar a transferência da gestão do hospital. "Faremos tudo com a máxima transparência para que a sociedade saiba exatamente quais caminhos serão dados ao hospital", disse o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz. 

Atualmente, a estrutura do Hospital Municipal,  conta com 180 leitos, sendo 26 de UTI e dez especializados em saúde mental. O serviço se consolidou como a única referência de atendimento em urgência e emergência, absorvendo a demanda de Foz do Iguaçu e mais oito municípios. 

O Estado ficará à frente do hospital por seis meses, renováveis por mais seis meses, conforme recomendação dos ministérios públicos Estadual e Federal. Os servidores públicos de carreira serão mantidos. Já os profissionais com outros vínculos empregatícios terão os contratos reavaliados. O diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz confirmou também que os serviços laboratoriais serão mantidos pelo Estado.

Para a prefeita, Ivone Barofaldi, a crise na gestão do hospital vem de vários anos ."Esperamos que o Estado possa dar conta de colocar o hospital no caminho certo. A prefeitura não tem mais condições de suportar as despesas com o hospital, que atende além dos municípios que compõe a 9ª regional , pacientes do Paraguai e da Argentina. Durante o tempo que o estado estiver a frente do Hospital, o município poderá dar mais atenção a saúde básica” , destacou.

Ivone também salientou que, apesar das dificuldades, o Município vem buscando minimizar os problemas na área da saúde.“Somente com o Hospital Costa Cavalcanti tínhamos uma dívida de mais de 30 milhões. O município conseguiu negociar a dívida, pagamos 10 milhões e parcelamos o resto em 14 vezes, os salários dos médicos também estão em dia,” destacou a  prefeita.




Fonte: AMN com Assessoria

Category: ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários