Exército diz que soldado vítima de afogamento tentou salvar colega

Santos Aguia | 08:05 | 0 comentários

Foto: reprodução / Facebook
O corpo do soldado Elias Fernando Iung, de 19 anos, morto durante um trabalho militar, será sepultado às 17 horas desta quarta-feira (17) no Cemitério Jardim da Colina em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. O velório, pago pelo Exército, ocorre desde o início da manhã.

Elias morreu afogado nessa terça-feira (6), dentro do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), no bairro Bacacheri, em Curitiba. Em nota oficial enviada nesta quarta, o Exército afirma que Elias tentou salvar um colega que escorregou e caiu no lago. O incidente teria acontecido durante um trabalho de adestramento com cães, por volta das 11h.

“Segundo relatos, durante os trabalhos um soldado escorregou, vindo a cair em um lago existente no interior do quartel do 20º BIB. Com o intuito de auxiliá-lo, o soldado Elias Fernando Iung saltou na água, deparando-se com sérias dificuldades por encontrar-se fardado. Outro militar que compunha a equipe acorreu, retirando os dois militares do lago”, diz a nota.

Ainda de acordo com o Exército, Elias foi resgatado sem sinais vitais e, depois de mais de uma hora de tentativas de reanimação pelos médicos da Organização Militar, Samu e Eco Salva, foi confirmado o óbito. Testemunhas, por outro lado, afirmaram que não houve apoio de médicos militares e, por isso, foi chamado socorro externo. “Como o Exército não tem uma equipe médica de plantão? Se tem, não funciona”, questionou um passante que pediu para não ser identificado.

O outro militar, que teria sido salvo por Elias, está hospitalizado. “Após atendimento proporcionado pelo médico do Batalhão foi encaminhado ao Hospital Geral de Curitiba, onde encontra-se hospitalizado em situação estável e não corre risco de morte”, diz a nota do Exército.

No sepultamento de Elias, por volta das 17h, guardas de honra do Exército farão uma salva de tiros em homenagem ao soldado. Todo a cerimônia foi organizada e paga pelo Exército, segundo a funerária. A família de Elias não quis se pronunciar. O soldado, que completou 19 anos no último dia 22 de novembro, era morador do bairro Roseira, em Colombo.

Em seu perfil pessoal no Facebook, dezenas de amigos e familiares lamentaram a morte, destacando o heroísmo do jovem militar. “Hoje o céu está ganhando mais uma estrela linda lá no céu. Você foi um grande herói”, escreveu uma amiga.
Foto: Divulgação


Leia a íntegra da nota do Exército:

“1. O Comando da 5ª Divisão de Exército lamenta informar o acidente ocorrido durante um adestramento com cães no interior do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, na cidade de Curitiba.
2. O fato ocorreu por volta das 11 horas do dia 06 de dezembro e, segundo relatos, durante os trabalhos um soldado escorregou, vindo a cair em um lago existente no interior do quartel do 20º BIB. Com o intuito de auxiliá-lo, o Sd ELIAS FERNANDO IUNG saltou na água, deparando-se com sérias dificuldades por encontrar-se fardado. Outro militar que compunha a equipe acorreu, retirando os dois militares do lago.
3. O Sd Elias foi resgatado sem sinais vitais e, depois de mais de 1 hora de tentativas de reanimação pelos médicos da Organização Militar, SAMU e ECO SALVA, foi confirmado o óbito.
4. O outro militar, após atendimento proporcionado pelo médico do Batalhão foi encaminhado ao Hospital Geral de Curitiba, onde encontra-se hospitalizado em situação estável e não corre risco de morte.
5. Será instaurado inquérito policial militar para apurar as causas do acidente. O fato já está sendo investigado e maiores informações serão dadas tão logo sejam que apuradas.
6. As famílias dos militares foram avisadas imediatamente e o Exército adotou todas as medidas possíveis para seu apoio médico, psicológico e espiritual.
7. Neste momento, o Comando da 5ª DE manifesta as condolências à família deste militar que deu a vida servindo ao seu País.”

Fonte: Parana Portal



Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários