Londrina sobe 13 posições no ranking da CBF e garante última vaga para a Copa do Brasil

Santos Aguia | 06:55 | 0 comentários

Foto: Arquivo/Grupo Folha
Foi por pouco... Muito pouco. Sem conseguir se classificar para a Copa do Brasil de 2017 pelo Campeonato Paranaense, no qual terminou em sexto lugar após ser eliminado nas quartas pelo Atlético, o Londrina Esporte Clube (LEC) conseguiu a última das dez vagas que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) distribui entre os times melhores ranqueados do País. Para formar essa lista, primeiro são excluídos aqueles que obtiveram um lugar na competição graças ao desempenho nos campeonatos estaduais. Depois, são retirados aqueles que vão disputar a Copa do Brasil a partir das oitavas de final - os oito classificados para a Libertadores e os vencedores das copas Verde (Paysandu) e Nordeste (Santa Cruz), além do campeão da Série B (Atlético-GO). 

O convite de última hora só foi possível graças à boa campanha feita pelo Tubarão na Série B de 2016, garantindo um pulo da 58ª para a 45ª posição no ranking nacional de clubes, com 2.993 pontos. A vaga ficou com o LEC por uma diferença de apenas sete pontos, uma vez que o time que seria chamado na sequência é o Tupi (MG), rebaixado da Série B deste ano ao terminar o campeonato na 18ª colocação. Os time de Minas Gerais encerrou o ano com 2.986 pontos. 

Para se ter uma ideia de como o Londrina levou sorte, se o Tupi tivesse acabado a Segundona em 17º - também seria rebaixado - ou se o Tubarão tivesse ficado em sétimo e não em sexto, haveria uma diferença de 20 pontos a favor dos mineiros. Em qualquer destes cenários, o Londrina perderia a vaga.

Os dez times chamados para o torneio pelo ranking foram São Paulo Futebol Clube 
(8º), Ponte Preta (15º), Ceará (23º), Avaí (25º), Bragantino (32º), Portuguesa (39º), Boa Esporte (41º), Oeste (42º), ASA (43º) e Londrina (45º). 

Adversário 

A CBF colocou o Londrina no pote D do sorteio que definirá os confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil de 2017. Com isso, o adversário do Tubarão sairá do pote H (o último dos oito grupos), que tem o também londrinense PSTC - atualmente jogando em Cornélio Procópio -, Brusque (SC), Rondoniense (RO), São Francisco (PA), Sete de Setembro (MS), Sinop (MT), Ferroviária (SP), Gurupi (TO), Friburguense (RJ) e Fast Clube (AM). 

Para o ano que vem, a CBF lançou novas regras para a competição: a disputa das duas primeiras fases será em jogo único, com renda dividida em 60% para o classificado e 40% para o eliminado e a entrada dos campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e Brasileiro da Série B na fase de oitavas de final, junto com os sete participantes da Taça Libertadores - mais a Chapecoense, campeã da Copa Sul-Americana. 

Na 1ª fase, os times melhor posicionados no ranking - no caso, o Londrina - visitarão os adversários em jogo único. A vantagem do empate é dos visitantes. Na 2ª fase, também em partida única, o mando de campo será definido em sorteio. Em caso de empate, a decisão sobre quem avança sairá nos pênaltis. 



Fonte: Bonde - O Maior Portal do Paraná

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários