MP denuncia 22 por uso de dedos de silicone para fraudar ponto no Porto

Santos Aguia | 06:19 | 0 comentários

Foto: divulgação / MP-PR
A 4ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, litoral do Paraná, ofereceu denúncias contra 22 pessoas acusadas de envolvimento na apreensão de “dedos” de silicone, supostamente utilizados para fraudar o registro do ponto biométrico na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), para simular o cumprimento de jornadas de trabalho.

As denúncias resultaram de investigação iniciada em fevereiro de 2014, quando o Ministério Público, com o auxílio da Polícia Federal, cumpriu mandado de busca e apreensão na zona portuária de Paranaguá, apreendendo 23 moldes de dedos de silicone. Todos os denunciados atuavam, na época, como servidores do Porto. Posteriormente, por via administrativa, a maioria deles foi demitida.

Os denunciados vão responder por estelionato e formação de quadrilha. Caso a ação penal seja julgada procedente, podem ser condenados a penas de até oito anos de reclusão, além de restituição das vantagens salariais recebidas por dias de serviço não trabalhados.

Para o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a ação estava relacionada à “indústria de ações trabalhistas que se instalou no porto”.

“Nos últimos anos, [essa indústria] ceifou mais de R$ 1,4 bilhão dos cofres públicos. Estamos batalhando para reverter esta realidade”, afirmou. O porto de Paranaguá tem um passivo trabalhista de aproximadamente R$ 500 milhões, a maioria por desvio de função e horas extras.

Foi a administração do porto quem alertou a Polícia Federal sobre o caso. Os “dedos” foram encontrados por técnicos da Appa.


Os moldes estavam em armários e gavetas dos acusados. “Coube a nós a alternativa de arrombar os cadeados, e ali que nós encontramos os dedos, alguns eram nominativos”, contou na época o delegado da Polícia Federal Jorge Luiz Fayad Nazário.


Fonte: Parana Portal

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários