Simepar alerta para o risco de tempestades e queda de granizo no PR

Santos Aguia | 10:02 | 0 comentários

Foto de: Rodolfo Buhrer / Paraná Portal
O calor associado à disponibilidade de umidade na atmosfera que aumenta ainda mais a partir desta quinta-feira (8) coloca o Paraná em alerta para o risco de tempestades e estragos. São esperados grandes acumulados, raios, vento forte e até granizo, mas os episódios mais significativos devem ocorrer em áreas do interior do estado.

Esse cenário é resultado da ação de um sistema de baixa pressão que se formou sobre o Paraguai e que afeta a configuração do tempo em boa parte do sul do país.

“O ar presente aqui no Paraná é um ar bastante quente. A gente observa, desde cedo, um grande acumulado de chuva entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e o norte da Argentina e gradualmente esse sistema vai avançando em direção ao Paraná e por isso o risco de temporais se mantém nesta quinta-feira”, diz o meteorologista Samuel Brown, do Instituto Simepar. Segundo o especialista, na região noroeste, oeste e sudoeste as tempestades podem atingir uma maior de municípios e no restante do estado a chuva será mais localizada e principalmente no fim da tarde.

Em outubro, uma intensa chuva de granizo registrada em Curitiba assustou e também encantou muita gente. Em alguns bairros, a camada de gelo chegou a 30 centímetros de altura, e nem estava tão quente quanto agora. O meteorologista não descarta a possibilidade de eventos parecidos, mas, se isso acontecer, dificilmente será na região da capital. “No interior do estado a gente não descarta que a gente venha a ter na tarde de hoje alguma situação de granizo. O ambiente meteorológico nas regiões oeste, noroeste e norte do Paraná está propicio a essa situação”, diz Brown.


Com a chuva prevista para hoje e que tende a continuar amanhã, as temperaturas diminuem principalmente no sul do Paraná. Em Curitiba, a máxima prevista para hoje é de até 28º C – cinco a mais do que o esperado para amanhã, quando os termômetros na capital não devem passar dos 23 graus.

Lembrando que o granizo se forma dentro de nuvens muito altas chamadas cumulonimbus que se desenvolvem quando há a combinação de umidade e calor. A temperatura interna dessas nuvens fica geralmente bem abaixo de zero (podendo chegar a 60 graus negativos), o que favorece a formação das pedras de gelo. A precipitação exata, no entanto, é de difícil previsão pelos órgãos de meteorologia.

Fonte: Parana Portal/BandNews FM Curitiba


Category: ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários