Dependentes podem sacar FGTS inativo de falecidos

Santos Aguia | 01:18 | 0 comentários

Foto: Google
Familiares de trabalhadores que morreram antes da liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), podem sacar os valores junto à Caixa Econômica, segundo informações da Agência Brasil.

Para ter acesso à conta, os herdeiros devem apresentar a carteira de trabalho do titular, além da identidade do sacador, ao solicitar o resgate do dinheiro junto ao banco. Em caso de filhos menores de idade, os responsáveis devem apresentar RG e CPF dos dependentes. Neste caso, o recurso será dividido e depositado na caderneta de poupança, que só poderá ser acessada quando os menores completarem 18 anos.

Cônjuge ou os herdeiros têm legitimidade sobre os bens do trabalhador que faleceu. Caso a família não tenha um inventário deixado pela pessoa, indicando a divisão dos bens, é necessário solicitar uma emissão de declaração de dependência econômica e da inexistência de dependentes preferenciais, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


O Instituto também emite declaração de quem pode receber pensão por morte.

Fonte: Parana Portal

Category: , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários