Saúde realizou 361 cirurgias de catarata em Guaraqueçaba

Santos Aguia | 10:57 | 0 comentários

Foto:Venilton Küchler/SESA
O Governo do Estado finalizou nesta semana o Mutirão de Cirurgias em Guaraqueçaba, no Litoral, com 361 procedimentos cirúrgicos de Catarata e 1.217 pessoas atendidas. Inicialmente, estava prevista a realização de 128 cirurgias em pacientes previamente avaliados. Como foi possível fazer consultas de triagem durante o mutirão, o número de procedimentos foi ampliado em quase 150%.
O programa atendeu a moradores de Guaraqueçaba, de ilhas e comunidades rurais da região. As cirurgias foram pagas pelo governo estadual, que investiu R$ 250 mil.

“O Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas é uma prova da preocupação do Governo do Estado com a saúde do paranaense. Nosso objetivo com este programa é reduzir ao máximo a fila de espera por cirurgias eletivas no Paraná e oferecer à população atendimento de qualidade”, destacou o secretário de Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

NO PARANÁ – Em dois anos de realização do programa em todo o Paraná, foram investidos R$ 60 milhões, o que representa mais de 66 mil procedimentos nas áreas de ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, cirurgias de catarata, hérnia de disco, vasculares e outros. As cirurgias eletivas são procedimentos não emergenciais, ou seja, a pessoa que precisa operar não apresenta risco de vida, mas a situação enfrentada compromete sua qualidade de vida.

“A catarata é uma doença gravíssima que, se não tratada adequadamente, pode até levar à cegueira. Em todo o estado já realizamos mais de 35 mil cirurgias, zerando a fila de espera em diversas regiões do Paraná”, salientou o secretário em exercício.

LITORAL - Além do próprio município de Guaraqueçaba, o Mutirão atendeu também cerca de 120 moradores de comunidades rurais da região e pacientes de 20 ilhas que permeiam o entorno da cidade. Todos os sete municípios do litoral participarão do Mutirão Paranaense de Cirurgias.

Em setembro deste ano, será a vez de Antonina receber o Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata e, em outubro, os municípios de Matinhos e Pontal do Paraná. Guaratuba realiza os procedimentos no começo de novembro e Paranaguá entre novembro e dezembro.

As pessoas que desejam ter acesso às cirurgias devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Um médico fará uma avaliação e, caso necessário, serão encaminhadas ao local de referência para a especialidade em sua região.


Fonte: 

Category: , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários