Inverno termina com sol e calor no Paraná

Santos Aguia | 08:20 | 0 comentários

Foto: Rodolfo Buhrer / Paraná Portal
A primavera começa nesta sexta-feira (22) e os últimos dias do inverno devem ser de muito calor e sol em todo o estado. Nesta segunda-feira (18), o sol continua predominando na maior parte das regiões.

No Norte do estado, as temperaturas devem ficar mais elevadas, entre 34ºC e 18ºC. Deve haver maior nebulosidade apenas no Sul, Campos Gerais e Leste, onde as temperaturas ficam entre 27ºC e 14ºC. A partir da tarde, a instabilidade aumenta na região de Curitiba e no Litoral. Podem ocorrer chuvas fracas e isoladas, porém, as temperaturas continuam elevadas.

Na terça-feira (19), o tempo fica estável novamente. A nebulosidade será maior nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral, onde as temperaturas variam entre 30ºC e 13ºC. Chuvas fracas e isoladas podem ocorrer na Serra do Mar e no Litoral por causa da umidade vinda do Oceano. Nas demais regiões, sol e temperaturas elevadas, entre 35ºC e 20ºC.

Na quarta, quinta e sexta-feira, as temperaturas ficam mais elevadas, especialmente no Norte e Oeste, onde podem chegar a 35ºC. No Leste do estado, as máximas giram em torno de 30ºC, com maior nebulosidade.

Ar seco

As temperaturas, neste inverno, foram as maiores registradas em sete anos – na semana passada, os termômetros chegaram a 38,7ºC na região de Paranavaí. O calor, aliado à falta de chuvas, fez com que o ar seco causasse preocupação. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET ) emitiu, na sexta-feira (15), “alerta laranja” por conta da baixa umidade relativa do ar no Paraná, variando entre 20% e 12%.

O alerta é acionado quando há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana é 60%.

A escala vai do verde (nenhum perigo), amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) até o vermelho (grande perigo).

No calor, recomenda-se beber bastante líquido, evitar a exposição ao sol e usar protetor solar sempre, além de hidratar a pele e umidificar os ambientes. Em caso de emergências, é possível entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Fonte: 

Category: , , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários