Dois presos fogem por dia das celas, dizem policiais

Santos Aguia | 08:33 | 0 comentários

Foto: Reprodução 
Há quase um mês a Justiça tenta, sem sucesso, esvaziar a carceragem da delegacia de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.

Determinada em 18 de setembro após a fuga de dois presos, a ordem já foi cumprida em boa parte, mas ontem o local ainda abrigava alguns detentos, segundo apurou o Metro Jornal.

A situação desta delegacia ilustra o atual sistema carcerário do Paraná: para que os presídios funcionem, o excedente de presos – mais de 9 mil, um terço dos cerca de 30 mil detidos no Estado – é colocado nas celas de delegacias, o que gera conflitos entre o governo e as entidades policiais, em alguns episódios com o apoio do Judiciário.

Um dos problemas mais lembrados pelos policiais são as fugas: segundo a Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná), do início de 2016 até o momento 1.266 presos escaparam das carceragens, o que dá uma média de dois detentos por dia voltando às ruas. A Sesp (Secretaria da Segurança Pública) não reconhece este número e afirma que registrou, em 2017, 311 fugitivos, uma média de 1,1 ocorrência por dia.

De qualquer forma o problema, de acordo com os policiais, vai além dos efeitos mais visíveis. “Você pensa que a superlotação só incomoda a vizinhança pelo risco de fuga? Aqui na delegacia ficam presos de outros municípios. Quando eles recebem visita, não costuma ser mãe ou esposa, como no presídio, e sim comparsas ou parentes que estão no mundo do crime. Você vê um aumento da criminalidade na região em dia de visita, é impressionante”, diz um delegado da região metropolitana de Curitiba, que preferiu não se identificar.

Em Almirante Tamandaré, a fuga de dois homens ocorreu quando a delegacia comportava 46 presos em um espaço para oito, o que foi o estopim para a juíza Inês Marchalek Zarpelon determinar primeiro a interdição de uma das celas e, uma semana depois, de toda a cadeia. “Revela-se urgente adotar medidas no intuito de desafogar aquele ergástulo [masmorra], eis que não somente os presos correm risco, mas também os investigadores plantonistas, servidores públicos (…), além dos moradores próximos, pois a Delegacia de Polícia divisa com duas residências, cujas propriedades, inclusive, foram utilizadas para a fuga dos custodiados no dia 18”, escreveu a juíza na ordem de interdição.

Procurada, a Sesp afirma que cerca de 150 presos por semana são retirados das delegacias para o sistema prisional, e lembra “que quando o atual governo assumiu havia 16 mil detentos em carceragens”, contra os menos de 10 mil hoje. 


Fonte: 

Category: , , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários