Zeca Dirceu defende apoio às universidades federais com reitor da UFFS

Santos Aguia | 10:54 | 0 comentários

Foto: Assessoria 
Em encontro com o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Dr. Jaime Giolo, o deputado federal Zeca Dirceu discutiu sobre o desmonte que o governo federal tem promovido na educação, incluindo o corte de recursos para as universidades federais. O parlamentar destacou seu esforço para barrar a redução do orçamento destinado às instituições e sua luta em prol do ensino superior público.

O reitor disse ao deputado estar preocupado com a situação das universidades, e afirmou que com o orçamento proposto pelo governo o ensino superior público está ameaçado. “É muito sério o que está acontecendo com a educação pública no país. Não podemos deixar que as universidades federais sofram com esse sucateamento e caminhe para uma privatização”, justificou.

Para o parlamentar, os cortes que o governo vem impondo à educação geram grandes prejuízos para as instituições públicas e comprometem a formação acadêmica dos seus estudantes. “O que está em jogo é o desenvolvimento do país. Em agosto, a situação chegou a um ponto, em que as universidades e institutos federais não conseguiam cumprir sequer seus compromissos mais básicos para o funcionamento de uma instituição de ensino. É o desmonte que o governo federal está fazendo com a educação”, apontou o deputado.

Zeca Dirceu reafirmou seu compromisso nessa questão com o reitor Jaime. “Essa é uma luta que nunca vou abandonar. Como membro da Comissão Mista de Orçamento, meu esforço é contínuo para que mais recursos sejam liberados para as universidades públicas, inclusive as do Paraná, e que nossa educação pública de qualidade não seja extinta pelo governo de Temer”, defendeu.

Reduções no orçamento

Universidades e institutos federais enfrentaram, nos últimos meses, dificuldades para manter serviços básicos, como pagamento em dia de contas de água e luz, em razão da crise econômica e do corte orçamentário promovido pelo governo federal. A pasta da educação realizou um contingenciamento de 15% do orçamento para o custeio das universidades, e 40% da verba para obras.

Para 2017, o orçamento do Ministério da Educação que havia sido definido pelo Congresso em R$ 35,74 bilhões, foi reduzido para R$ 31,43 bilhões.


Fonte: 

 

Category: ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários