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Foto: José Cruz/Agência Brasil |
O airbag dos
veículos automotivos vendidos no Brasil é o componente que mais tem apresentado
problemas que resultaram na necessidade de se fazer campanhas de recall. No entanto, 84% dos mais de
2,2 milhões de veículos que se encontram nessa situação não o fizeram, segundo
o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
De acordo com o diretor do Denatran, Elmer Coelho Vicenzi,
85% dos recalls dirigidos a veículos
automotivos podem causar lesões. No caso das motos, acrescentou,
60% dos problemas identificados implicam em risco de queda. “No caso dos airbags, apenas 16% dos recalls foram atendidos. Isso
significa que 84% desses veículos estão andando pelas ruas com seus airbagsdefeituosos”, informou
Vicenzi nesta segunda-feira (13) após participar do programa Por Dentro do Governo, na TV NBR. O programa é produzido
e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República,
com a participação de emissoras de rádio de todo o país.
Os números citados pelo diretor constam do Boletim Recall. O documento mostra
que, entre 2013 e junho de 2016, o airbag foi o
componente mais afetado pelas campanhas de recall.
Ele representa mais de um quarto (26%) dos componentes que apresentaram
problemas. No período foram, ao todo, 60 pedidos de recall em airbags. O problema afetou mais de
2,2 milhões de veículos. Em segundo lugar ficaram os freios, com 17% do total
de componentes defeituosos responsáveis por pedidos de recall; em seguida, o sistema de
combustível (16%); motor (11%); problemas na direção (9%); e cinto de segurança
(7%).
Em parte, a ineficiência das campanhas de recall se deve à dificuldade
de o consumidor saber se seu veículo está entre os que tiveram o chassi
informado nas campanhas. A fim de dar mais eficiência a essas campanhas, o
governo pretende fazer uma parceria com as empresas do setor, a fim de fornecer
“apenas para essa finalidade” o nome e o endereço do proprietário do veículo
que precisa passar por recall. “Vamos
fiscalizar o recall para
garantir que o uso dessa informação está restrito a esse serviço”, garantiu o
diretor do Denatran.
O diretor recomenda que os consumidores recorram ao site do
Denatran para saber se o seu veículo precisa passar por algum
ajuste. “Tem uma área do site onde
ele pode digitar o número do chassi para ver se há algum recall pendente”, acrescentou
Vicenzi.
Recall é um
chamado público feito pelas empresas quando um produto ou serviço apresenta um
defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor. O objetivo é
corrigir problemas e prevenir acidentes. A medida está prevista no artigo 10º
do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Semáforos sonoros
Durante a entrevista à TV
NBR, Vicenzi disse que o Brasil está padronizando os semáforos
sonoros, dirigidos a pedestres com deficiência visual. Ele explica que essa
falta de padronização dificulta a autonomia das pessoas com deficiência, porque
cada parte do país tem uma padronização diferente.
“Será uma padronização única nacional e passará por
campanhas educativas. A ideia é que, ao segurar por mais de 3 segundos o botão
do sinal, ele, ao ficar verde [para o pedestre] emita um sinal sonoro que vai
diminuindo, de forma à pessoa saber que o tempo [para a travessia] está
encerrando”, explicou o diretor.
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