PF prende 20 em operação contra tráfico; seis da mesma família

Santos Aguia | 06:39 | 0 comentários

Foto: Reprodução
A Polícia Federal cumpriu 67 mandados na Operação Enigma, contra o tráfico de drogas, deflagrada na manhã desta sexta-feira (17). Foram 20 mandados de prisão, e entre os detidos, dois foram flagrante e seis pessoas são da mesma família, eles eram os responsáveis por distribuir cerca de 200 quilos de crack e cocaína por mês, em Curitiba e Região Metropolitana.

“Um pai, dois filhos, o cunhado deste homem, mais dois filhos”, afirmou o delegado Vinicius de Oliveira. Entre eles, 4 foram detidos no Mato Grosso do Sul, um em Curitiba e o outro em Santa Catarina.

Os investigados serão encaminhados para Curitiba, com exceção dos presos em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os nomes não foram divulgados.

“Os nossos investigados presos hoje trabalhavam com grandes quantidades das drogas e repassavam entre 40 e 5 quilos para outros compradores. Acreditamos que esses segundos compradores eram os que repassavam para as biqueiras”, explicou.

Durante as investigações a polícia apreendeu 400 quilos de droga, entre crack e cocaína. “Nos mandados de hoje foram encontradas quantidades pequenas com alguns dos acusados”, disse.

Segundo o delegado, dois dos presos detidos hoje, tinham atividades paralelas para auxiliar no tráfico. “Um era dono de uma loja de celular e fornecia aparelhos novos frequentemente aos traficantes, inclusive com linhas ativas em nomes de laranjas e o outro alugava armas”. Outros dois detidos estavam escondidos dentro do forro da casa da esposa de um dos fornecedores e foram presos em flagrante.

A polícia não identificou como as drogas eram transportadas. “Nós só fizemos uma apreensão da droga em transporte e ela estava em um fundo falso de caminhão. Acreditamos que eles mantinham esse tipo de transporte, mas ainda não podemos confirmar”.

De acordo com os delegados, o grupo era “estruturado” e bem organizado. “Os mocós [esconderijos de drogas], por exemplo, eram muito bem feitos. Encontramos crack e cocaína em um ralo falso na casa de um dos suspeitos, e, esse ralo, estava em baixo do piso laminado da sala da casa”, contou.

Lavagem de dinheiro

Os criminosos usavam uma construtora para lavar o dinheiro do tráfico. “Eles realmente construíam e vendiam imóveis, mas essa não era a atividade principal da empresa. A maior parte da movimentação financeira era devido ao tráfico de drogas. Os fornecedores eram os principais na lavagem de dinheiro”, apontou Oliveira.

Busca e apreensão

Segundo o delegado Igor Romário de Paula, nos 37 mandados de busca e apreensão finalizados pela equipe da PF foram apreendidos vários itens de luxo. “Joias, carros e imóveis de alto padrão, celulares e, é claro, documentos e computadores”, disse.

Os itens mais luxuosos eram usufruídos pela família de distribuidores da droga.

Investigações 

De acordo com a PF, as investigações começaram no início de 2016 a partir de denúncias contra um homem que já havia sido preso pela polícia federal. Os investigadores identificaram o crime e os comparsas.

Nenhum dos presos hoje já haviam sido alvos de operações policiais aprofundadas. Dois dos fornecedores foram presos em 2015, em flagrante por porte de drogas. O principal investigado, era comprador de drogas , estava “na vida do tráfico” há pelo menos 20 anos. Ele já cumpriu quatro anos de prisão.

Os próximos passos serão definidos a partir da análise do material apreendido.



Fonte: 

Category: , , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários