Pedido de Zeca Dirceu de auditoria da dívida pública é rejeitado pelo governo

Santos Aguia | 06:12 | 0 comentários

Foto: Divulgação 
De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu, os valores exorbitantes direcionados para pagamento de juros da dívida pública demonstram a importância de uma auditoria nas contas do governo. Foi essa a medida que o parlamentar propôs em sua emenda ao Projeto de Lei nº 21/2017, que altera o Plano Plurianual (PPA -2016 a 2019) e que foi rejeitada na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Os dados deste ano deixam claro o volume de recursos públicos voltados para pagar juros da dívida pública. A dívida do governo atingiu, aproximadamente, 75,4% do PIB em 2017. Consta na Lei Orçamentária Anual/2017, incluindo créditos, cerca de R$ 1,38 trilhão para amortização da dívida e R$ 339,5 bilhões para pagamento de juros e encargos da dívida.

Ele lamentou a rejeição de sua iniciativa por parte da base do governo Temer. “Uma vergonha uma emenda para a realização de uma auditoria ser rejeitada. Não há dúvida que é de interesse de todos conhecer de forma detalhada a composição dessa dívida e os motivos para que um volume enorme de recursos sejam destinados a esse pagamento”, afirmou o parlamentar.

Com essa rejeição da emenda, Zeca Dirceu alertou que mais uma vez o governo optou por fugir da transparência de suas ações. “Na minha emenda constava a realização de uma auditoria com participação de entidades da sociedade civil. Portanto, o governo preferiu deixar o população de fora desse tema, e preferiu não dar transparência no que faz com suas contas”, justificou.


Fonte: 

Category: , , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários