Vestibular de Medicina deve sair em dezembro

Santos Aguia | 05:52 | 0 comentários

Foto: Assessoria 
O deputado federal Zeca Dirceu visitou nesta segunda-feira (27) a estrutura do Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Umuarama. Acompanhado pelo reitor da instituição de ensino, Carlos Eduardo, o parlamentar aproveitou o momento para se reunir com professores e professoras e para falar sobre a importância da conquista do curso de medicina para a cidade. A portaria que autoriza o curso para Unipar foi publicada na manhã de hoje (29).

A Unipar já definiu o cronograma do primeiro concurso vestibular para o curso de Medicina, que disponibilizará 60 vagas. O período de inscrições irá de 12 de dezembro a 2 de fevereiro e as provas serão aplicadas no dia 18 de fevereiro.

Segundo a instituição, foram feitos investimentos substanciais em infraestrutura e tecnologia para a viabilização do curso, que  terá carga de 7.400/8.880 horas aulas.

O deputado Zeca Dirceu é presidente da Frente Parlamentar Mista pela Ampliação dos Cursos de Medicina e comentou sobre a trajetória pela conquista desta nova graduação que irá beneficiar toda a região. “O curso de Medicina é uma luta antiga que empenhamos muitos esforços para viabilizar junto ao Ministério de Educação e que finalmente foi publicada”, destacou Zeca Dirceu.

O reitor da instituição, Carlos Eduardo, comentou sobre a importância da nova graduação para a instituição e destacou que o deputado Zeca Dirceu, sempre foi um parceiro de luta pela liberação dos cursos. “Para a Universidade a visita de um parlamentar como o deputado Zeca é muito importante, devido o seu real interesse em contribuir”, disse. 

Demora

A publicação da portaria é esperada há muito tempo. Zeca Dirceu criticou a morosidade em atender essa demanda, a qual, o município já estava apto há mais de um ano para receber o curso. "Isto já deveria ter acontecido há 18 meses atrás. Já estava tudo pronto, então não havia motivo pra tanta demora", disse. 

Histórico

O programa Mais Médicos adotou a estratégia de abertura de novas graduações em medicina, que vai garantir a formação de novos profissionais. Com a liberação do edital do MEC, nº 6/2014, serão abertas 2.290 vagas para candidatos ao curso de medicina, em todo país. A publicação do ato autorizativo está condicionado ao cumprimento integral, por parte das instituições de ensino, da proposta vencedora e das obrigações previstas no Termo de Compromisso. Com a assinatura dos termos de compromisso, as instituições de ensino têm 18 meses para implantar o curso. "Diferente de muitos deputados que no início foram contra o Mais Médicos, eu sempre apoiei e vi a oportunidade dos benefícios que estão evidentes, agora", declarou Zeca 


Fonte: 

Category: , , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários