terça-feira, 9 de abril de 2019

Sub-17 e Sub-19: categorias de base do FC Cascavel estão em reta final de preparação para a temporada de 2019

Santos Águia     abril 09, 2019    

Foto: Raquel Pratti
Enquanto o time profissional finalizou sua participação no Campeonato Paranaense 2019, as categorias de base seguem em ritmo intenso de treinamento em preparação para as competições do ano. No início de março, os atletas das categorias Sub-17 e Sub-19 foram apresentados. “Iniciamos os trabalhos com as duas categorias juntas. Nessa fase inicial, trabalhamos mais com a parte física, mas já dividimos as equipes e iniciamos o trabalho com bola... Quando chegam meninos novos que vêm dos testes, temos uma troca de informações entre técnicos, que também nos ajuda a montar grupos competitivos, tanto no 17 quanto no 19”, comenta o técnico da categoria Sub-17, Jean Pereira.

A Federação Paranaense de Futebol já definiu como vai funcionar a competição da categoria Sub-17: o início do campeonato será em 27 de abril, com término previsto para 23 de novembro, com uma pausa nos trabalhos entre 15 e 28 de julho por conta das férias escolares. O FC Cascavel está no Grupo B, devendo jogar turno e returno contra AA Iguaçu, Cascavel CR, FC Verê e Prudentópolis FC na primeira fase. “O que mais queremos é que o FC Cascavel se consagre campeão e temos total condição para isso. Essa primeira etapa é uma fase de montagem, visando muito a parte física dos atletas, com cautela, colocando mais intensidade gradativamente, passando condicionamento físico. Depois entram as partes técnica e tática, e por fim alinhamos alguns amistosos, jogos-treino...”, planeja Jean.

Paralelamente, Sidiclei de Souza comanda os trabalhos do elenco Sub-19, focando também no Campeonato Paranaense da categoria que acontece de 04 de maio a 16 de novembro. “O campeonato às vezes te engana. No ano passado, na primeira fase, o Sub-19 não perdeu nenhum jogo, então às vezes você se engana achando que seu time está bem. Mas passou para segunda fase, teve algumas dificuldades e não conseguiu chegar lá, faltaram algumas peças. Estou levando isso como aprendizado para este ano: que a primeira fase não me engane, já estou precavido quanto a isso”, detalha Sidiclei.

Nesta competição, o FC Cascavel está no Grupo C e deve jogar turno e returno com Foz do Iguaçu FC, Toledo EC, Verê FC e AA Batel. Desde já, os técnicos pedem o apoio do torcedor aurinegro para incentivar os garotos da base. “O torcedor aurinegro está apoiando mesmo as categorias de base e com isso os meninos se empolgam, ficam felizes. É uma força a mais. Gosto de dizer que o torcedor é o nosso ‘12º jogador’”, agradece e convida Jean, lembrando que, a princípio, no Sub-17 o FC Cascavel mandará os jogos no CT do clube e no Sub-19 será na Associação Atlética Coopavel.

Bons jogadores, bons cidadãos

Além do que é feito dentro de campo, o que acontece fora dele também faz muita diferença. Quando se trata da categoria de base, os técnicos se transformam quase que em pais ou irmãos dos atletas. A postura, os ensinamentos e conselhos vão além das jogadas nos gramados. “Trabalhamos para aumentar a qualidade deles como jogadores, formando bons profissionais e também como homens. Eles estão longe dos seus pais e cabe a gente ajudá-los também nessa parte fora de campo”, conta Sidiclei.

Para Jean Pereira, essa relação fica ainda mais próxima, já que a diferença de idade entre ele e os jogadores é pequena. “Tenho apenas 21 anos, tive que acelerar esse processo de responsabilidade e amadurecimento. Às vezes tenho que dar uma ‘dura’ nos meninos que tem uma idade muito próxima da minha. E temos que ser exemplo também! É muito bom quando você consegue introduzir esse espírito de família no grupo, um torcendo pelo outro. Nós chegamos no CT cedo e só saímos no fim de tarde, vivemos aqui dentro. É difícil, mas é prazeroso. É gratificante quando os meninos despontam em times grandes e continuam agradecendo a gente por isso”, comemora Jean.


Fonte: 

0 comentários :

© 2011-2014 Portal Águia News. Designed by Bloggertheme9. Powered By Blogger | Published By Blogger Templates .